Aves no Algarve

O Algarve é o lugar onde a diversidade de espécies de aves realmente brilha!

Em geral, já foram registadas aqui 386 espécies – um número que continua a crescer a cada ano – representando mais de 15 grupos taxonómicos diferentes (como aves de rapina, aves aquáticas, aves de presa diurnas, aves de zonas húmidas, passeriformes e muito mais).

A riqueza de paisagens que caracteriza a região é complementada pela sua localização geográfica única. A proximidade com o Norte de África é um dos fatores que tornam a ornitologia aqui tão emocionante.

A cada ano, podemos observar mais de 250 espécies, distribuídas ao longo do ano de acordo com a fenologia – reprodução, invernagem, migração.

Além disso, ocasionalmente, registramos casos raros de aves que aparecem em números insuficientes durante o ano e que desviam das suas rotas migratórias habituais – vindo da América do Norte, Norte de África e Norte da Europa.

O Algarve destaca-se a nível nacional como um lugar onde podemos observar um grande número de aves raras.

E quanto ao próprio local, esta região é apontada como um destino emocionante para o birdwatching, porque:

  • Tem duas áreas úmidas – as mais importantes do país – no Parque Natural da Ria Formosa e no Sapal de Castro Marim, este último sendo o primeiro Reserva Natural de Portugal, criado em 1975.
  • É um importante corredor de migração para aves de rapina, com Portugal continental servindo como um ponto de passagem para o Estreito de Gibraltar, onde milhares de aves de mais de 20 espécies diferentes, incluindo águias, falcões e abutres, voam a cada ano.
  • Oferece abrigos de importância internacional, como a Ria de Alvor, a base de trabalho da Associação Internacional A Rocha para a Conservação da Natureza, e a Lagoa dos Salgados, que há vários anos é uma área prioritária para a BirdLife Internacional e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

Venha para o Algarve e embarque em uma aventura única de observação de aves!